Pacientes são transferidos de UPA na Zona Leste de SP por problemas no fornecimento de oxigênio na madrugada

Prefeitura da capital afirma que não há falta do insumo e que dificuldade é para transportar cilindros para as unidades. Pelo menos 76 municípios do país preveem crise de escassez de oxigênio, segundo levantamento da Frente Nacional de Prefeitos.

Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, foram transferidos na madrugada deste sábado (20) por conta de problemas no fornecimento de oxigênio na unidade. Uma fila de ambulâncias se formou na porta da UPA para transportar pacientes com Covid-19 para outros serviços de saúde.

Ao menos 76 municípios do país preveem crise de escassez de oxigênio, segundo levantamento divulgado nesta sexta (19). Para evitar o desabastecimento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso de cilindros industriais para armazenar oxigênio hospitalar. Seis pacientes com Covid-19 morreram no Rio Grande do Sul por falha no fornecimento do insumo na sexta. Em janeiro, a crise de abastecimento de oxigênio no Amazonas fez dezenas de vítimas e levou à abertura de inquérito contra o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Segundo o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, a empresa White Martins atrasou a entrega de oxigênio e, por conta disso, o município “transferiu pacientes por segurança” neste sábado. Ainda segundo o secretário, o fornecimento do insumo já foi normalizado na unidade.

 

Categoria:Brasil

Deixe seu Comentário