Movimento Rosa promete ‘agitar’ o Parque Chico Mendes no domingo (24/10)

Atividades começam a partir das 7 horas, com a realização da aula de alongamento e, em seguida, pedal e caminhada; tenda da saúde, artesanato, praça de alimentação, música e muito mais

A Prefeitura de Hortolândia realiza, no próximo domingo (24/10), no Parque Socioambiental Chico Mendes, o “Movimento Rosa”, atividade alusiva à campanha “Outubro Rosa” de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O Parque fica localizado na avenida Olívio Franceschini, s/n°, na região Central.


A partir das 7 horas, as secretarias municipais de Serviços Urbanos, Segurança, Mobilidade Urbana, Inclusão Social, Fundo Social de Solidariedade, Saúde, Cultura, Meio Ambiente e Esportes ocuparão as dependências do parque, oferecendo atividades físicas como alongamento, pedal, caminhada, zumba e exercícios funcionais. A Saúde estará presente com uma tenda do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e da atenção básica, onde farão orientações sobre a importância de realizar o autoexame e a mamografia como ações preventivas ao câncer de mama.


Além disso, o Fundo Social de Solidariedade, junto com o Banco de Alimentos, terá uma tenda para arrecadação de alimentos para o programa “Hortolândia Solidária”. “Você que tem condições de ajudar, doe um quilo de alimento não perecível. Essa contribuição faz diferença na vida de muitas pessoas”, declarou a presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos.


O “Movimento Rosa” terá ainda a participação dos artesãos da economia solidária, food truck e apresentações culturais. O evento terá o apoio da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito, garantindo maior segurança aos pedestres e frequentadores do Parque Chico Mendes.

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia entrou de cabeça na campanha “Outubro Rosa”. Uma série de atividades já está acontecendo em todas as regiões da cidade. O objetivo é conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre a importância de realizar exames preventivos e o autoexame, uma vez que o diagnóstico precoce eleva as chances de cura da doença.


Ao longo de todo o mês, a Secretaria de Saúde promoverá atividades especiais nas unidades de saúde, com o objetivo de mobilizar a população sobre o tema. Haverá palestras, roda de conversas, cafés da manhã, caminhadas, exames de papanicolau, entre outras atividades que promovam orientações sobre a importância de realizar rastreamento do câncer de mama.


“O Outubro Rosa é um período para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem mais chances de cura. Mas é fundamental que as mulheres façam os exames, procurem uma unidade básica de saúde e conversem com os profissionais de saúde”, destaca o diretor de Direitos Humanos, Fabiano Cavalcante.


Em setembro deste ano, o município zerou a fila de espera por exames de mamografia, com apoio da carreta do Projeto Social de Saúde “Cuidando Delas”, viabilizado pela deputada estadual Edna Macedo. Agora, as mulheres que recebem encaminhamento dos médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para este exame são atendidas sem demora, em cerca de 15 dias. Em Hortolândia, o CAISM é a unidade de referência para atendimento, com a oferta de 600 mamografias por mês. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente é encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.


O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Existe tratamento para câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário