Prefeitura conclui ação para contabilizar quantidade de larvas de Aedes aegypti no município

Administração Municipal retoma nesta semana ação de casa a casa de busca e eliminação de criadouros do Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade

A Prefeitura de Hortolândia concluiu a ADL (Análise de Densidade Larvária) no município, na última semana. Com o início do período de temperaturas elevadas, condição que favorece a proliferação do Aedes aegypti, a ação é importante para a Administração Municipal verificar como está o nível de infestação de larvas do mosquito na cidade. A partir disso, são definidas estratégias de prevenção e combate ao inseto, que é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. 

A ADL é realizada pela UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde. A ação consiste em visitas aleatórias em casas de todas as regiões da cidade. É feito o sorteio dos quarteirões a serem visitados. De acordo com o veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, foram visitados cerca de 3.000 imóveis. 

Os agentes da UVZ entram nas residências para investigar locais onde há larvas do mosquito. Elas são recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar o índice, que mede a quantidade de larvas encontradas, conhecido como Índice de Breteau. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto. 

“A ADL é importante para direcionar as ações a serem realizadas nas regiões onde foram encontradas maior infestação de larvas. A ação também ajuda a identificar os principais criadouros onde foram encontradas larvas”, salienta Cardoso. A ação é feita três vezes ao ano: janeiro, julho e outubro. O índice deste mês deve ser finalizado nos próximos dias. Em julho deste ano, o índice registrado em Hortolândia foi de 1. Já em outubro do ano passado, o índice foi de 1,2. 

CASA A CASA

Com a conclusão da ADL, a UVZ retoma a ação de casa a casa de busca e eliminação de criadouros do Aedes aegypti em diferentes áreas da cidade. Nesta semana, as equipes do órgão estão nas regiões do Jardim Santa Emília e Jardim Amanda.

Na ação, os agentes visitam as residências para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, cerca de 80% dos focos estão nas casas das pessoas.

Com as chuvas registradas nos últimos dias, o veterinário Evandro Alves Cardoso orienta os moradores a redobrar os cuidados para evitar o acúmulo de água parada em casa, condição favorável para a fêmea do Aedes aegypti depositar os ovos, que darão origem a mais mosquitos.

A Prefeitura solicita que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta a população a ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. A ação consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do mosquito. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação de casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

A UVZ ainda orienta os moradores a manter tampados tonéis, barris e caixas d’água para evitar o contato do Aedes aegypti com água parada. Outras ações também importantes são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda.

Outra atitude que a população deve adotar no combate ao Aedes aegypti é evitar fazer o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que os moradores façam o descarte correto de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) disponíveis na cidade. Em breve, a Prefeitura inaugurará mais dois PEVs. A lista dos PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 503 casos positivos de Dengue. Já de Chikungunya são 3 positivos.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário