Lagoa do Jardim Amanda recebe nova ação para retirada de plantas aguapés

Prefeitura reforça trabalho contra o descarte irregular de esgoto doméstico, crime ambiental responsável pelo crescimento das plantas

A lagoa do Jardim Amanda é a principal área de lazer do bairro. Reunir a família e os amigos para curtir o local ou praticar esportes ao redor do espaço, como uma corrida ou caminhada, são hábitos que, há anos, fazem parte do cotidiano dos moradores daquela região. Para tornar o local mais agradável, a Prefeitura de Hortolândia realiza, desde 2019, diversas intervenções para a revitalização da área. Alguns exemplos são as mesinhas e banquinhos instalados e a iluminação com tecnologia LED ao redor da lagoa. A limpeza também é essencial e a retirada das plantas aguapés do espelho d'água segue intensificada. Nesta semana, o serviço foi realizado todos os dias.

"A retirada das plantas aguapés da lagoa é um serviço que acontece periodicamente, mas que a população pode contribuir para evitar o crescimento delas. Ao descartar o esgoto doméstico irregularmente com ligações clandestinas, esses dejetos acabam desaguando em lagos, lagoas, rios e mananciais e alimentando o crescimento destes aguapés. Pedimos que todos façam a ligação regular para o descarte do esgoto doméstico e, assim, possamos manter nossos espaços de lazer em condições de uso para que todos possam usufruir", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos Marcos Panício, o Mercadão. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o descarte irregular dos dejetos nas redes de águas pluviais, por meio de ligação irregular de esgoto, também provocam danos como a contaminação de córregos e lagoas causando a mortandade de peixes e da fauna aquática, além do mau cheiro. 

Trabalho contra o crime ambiental

A Secretaria de Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realiza constantemente ações de vistoria, manutenção, notificações, desobstruções e de orientação sobre ligação irregular de esgoto em imóveis residenciais ou comerciais em diferentes regiões da cidade. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes encontram por semana, de 15 a 20 ligações irregulares.

Nesta semana, as equipes realizaram ações que contribuem com o saneamento básico e evitam o crime ambiental em diversas regiões de Hortolândia. A desobstrução foi realizada em redes de esgoto e águas pluviais nos jardins São Jorge e Conceição. A manutenção intensificada no Jardim Santa Clara do Lago e notificações contra o descarte irregular no Jardim Rosolém. Concluindo a semana de serviços, uma análise foi realizada na Vila Real para a implantação de vielas sanitárias em residências. A Prefeitura de Hortolândia reforça que, atualmente, o município já conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

Denuncie o descarte irregular

A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-9800 da Secretaria de Serviços Urbanos. Caso a ligação de irregular de esgoto seja constatada, o morador ou o dono do imóvel recebe notificação da Prefeitura.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário