Evento homenageia profissionais de enfermagem da rede pública de Hortolândia

Palestra foi na terça-feira (31/05) na Câmara Municipal traçou panorama da categoria em âmbito estadual e nacional

Os enfermeiros salvaram muitas vidas na pandemia. Em reconhecimento ao trabalho desses profissionais da linha de frente, a Prefeitura de Hortolândia promoveu uma homenagem às equipes de enfermagem da rede municipal de saúde, nesta terça-feira (31/05), na Câmara Municipal. Participaram do evento o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o secretário de Saúde, Dênis André José Crupe.

A abertura foi com uma homenagem para as equipes de enfermagem do munícipio. A diretora de atenção especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, declamou um poema, de sua autoria, intitulado “O que verdadeiramente nos motiva”, cujo tema é o exercício da profissão.   

O prefeito Zezé Gomes destacou que o evento foi uma ocasião especial para expressar gratidão aos profissionais de enfermagem do município. “Esse é um momento tão valioso para nós. É um momento de mostrar gratidão por tudo que vocês enfrentaram na pandemia. Vocês são a linha de frente. Deixaram o lar para ir para o front da batalha. A enfermagem é a primeira a fazer o atendimento aos pacientes. Muitos tiveram que dobrar plantão. A atuação dos profissionais de enfermagem foi de importância fundamental no enfrentamento à pandemia. Foram momentos muito difíceis. Vocês tiveram que pegar na mão de um pai ou de uma mãe que perderam filhos. Tiveram ainda que enfrentar o medo do risco de transmitir a doença para seus filhos em casa. Esse evento é para homenagear o Dia da Enfermagem. Mas todo dia é o dia dos profissionais de enfermagem e de saúde. Por tudo isso, a Prefeitura trabalha para valorizar os profissionais de enfermagem do município. Queremos ter essa tratativa com vocês de igual para igual. Sou um soldado como vocês. Mas, a pandemia ainda está aí. Por isso, vamos abrir mais leitos para atendimento na Unidade Respiratória. Além disso, estamos com um concurso para abrir mais vagas e fazer mais contratações para a área de saúde”, destacou o prefeito.

O secretário de Saúde, Dênis André José Crupe, reforçou a importância da  atuação dos profissionais da enfermagem no atendimento à população na pandemia. “A enfermagem teve grande visibilidade na pandemia. É uma profissão que passou a ser reconhecida no século XIX, foi evoluindo, e hoje desempenha papel preponderante. Junto com essa evolução, é preciso haver a valorização da carreira profissional, que é o que a Prefeitura quer fazer e discutir com os profissionais da rede municipal”, salientou Dênis.

O evento ainda teve a palestra “Uma voz para liderar – Investimento na enfermagem em respeito aos seus direitos para garantir a saúde global”, ministrada pela enfermeira e conselheira titular do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo), Vanessa Morrone Maldonado. 

A palestrante apresentou um painel histórico da enfermagem, desde o surgimento da atividade e sua evolução. Também traçou um panorama sobre o exercício da profissão em âmbito estadual e nacional. A palestra ainda destacou o empoderamento da enfermagem durante a pandemia e a importância da representação política da categoria. “O Conselho quer estar mais próximo dos profissionais de enfermagem de Hortolândia. É importante nos fortalecermos em prol de melhorias e da valorização da categoria”, destacou Vanessa.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário