Seminário discute árvores leucenas e seu impacto negativo no meio ambiente

Atividade promovida pela Prefeitura de Hortolândia acontecerá na próxima quarta-feira (08/06), às 8h, no Remanso Campineiro

Você sabe o que é árvore leucena? É uma espécie vegetal encontrada em grande quantidade em diferentes áreas da cidade e, também, em outras regiões do Brasil. A leucena é considerada uma praga por prejudicar o desenvolvimento de outras espécies, causando impacto negativo no meio ambiente. É por esse motivo que a Prefeitura de Hortolândia realiza o 5º Seminário de Meio Ambiente, com o tema “O desafio de controle das leucenas no cenário urbano”, na próxima quarta-feira (08/06). O evento será, às 8h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica na rua Euclides Pires de Assis, 102, Remanso Campineiro. 

O evento terá palestras com especialistas e autoridades para discutir soluções e alternativas para o controle dessas árvores. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a leucena é considerada uma das piores espécies invasoras do mundo. A planta tem crescimento rápido e, com isso, impede o nascimento de outras espécies. A grande presença de leucenas é um problema ambiental para as Administrações Municipais diante da necessidade de arborização e preservação de áreas verdes nas cidades.

“Alguns especialistas falam até no perigo da formação de um ‘deserto verde’, composto apenas por leucenas, em razão da sua capacidade de impedir o desenvolvimento de outras espécies”, enfatiza a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.  

A secretária ainda ressalta que a realização do seminário com participações de autoridades e especialistas em meio ambiente coloca em evidência uma situação que ocorre em todos os municípios da região. “A ideia é trazermos o assunto à tona para encontrar alternativas práticas ou de legislação. Com isso, visamos aprimorar a busca pelo controle da espécie em nossos centros urbanos”, salienta Eliane. 

Leucenas em Hortolândia

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as leucenas estão presentes em áreas que circundam córregos que cortam o município. Uma das áreas é o Parque Socioambiental Lago da Fé (foto), cujo prolongamento foi inaugurado pela Prefeitura no dia 19 de maio, aniversário da cidade. No local, a espécie invasora aparece em maior número entre as demais árvores. 

Outra área onde há presença maciça das leucenas é no Jardim Minda, que é margeada pelo ribeirão Jacuba. Quem passa pela rua Luiz Camilo de Camargo, paralela à linha do trem, também pode ver uma “floresta” de leucenas. A espécie também é encontrada em quantidade abundante às margens da Lagoa do Jardim Amanda. 

De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna, a leucena é originária da América Central. A espécie foi introduzida no Brasil nos anos de 1940. Por ser resistente à seca, a leucena é utilizada na alimentação de animais bovinos. Atualmente, ainda de acordo com a engenheira agrônoma, a espécie se adaptou em diferentes ecossistemas e é encontrada em várias regiões do país.

Programação do seminário 

O seminário terá três profissionais ligados à área de meio ambiente. A programação será aberta com a apresentação “A realidade local das leucenas”, da engenheira agrônoma Alynne Danielle Sant’Anna.

A primeira palestra, intitulada “Floresta Urbana”, será ministrada pelo engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva. O profissional é responsável pelo desenvolvimento e implantação do Programa Município Verde/Azul, do governo do Estado, do qual Hortolândia participa. 

Em seguida, haverá a palestra “O cenário das leucenas na região do PCJ”, com o engenheiro civil Francisco Carlos Castro Lanhóz, representante do PCJ (Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). 

A terceira palestra, com o tema “Técnicas de controle da espécie invasora leucena”, será apresentada pelo engenheiro agrônomo Marcelo Machado Leão. O profissional é pesquisador do Laboratório de Silvicultura Urbana do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) da USP (Universidade de São Paulo) e professor de pós-graduação no Programa de Educação Continuada e Gestão da ESALQ/USP, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Plantio de árvores

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Hortolândia elabora projetos de recuperação das APPs (Áreas de Preservação Permanente) com supressão das leucenas e posterior plantio de espécies nativas. Nos próximos dois anos, está previsto o plantio de cerca de 80.000 árvores. 

As ações desenvolvidas pela Prefeitura para preservação e recuperação têm ganhado fôlego nos últimos anos em razão da implantação da política de sustentabilidade ambiental e urbana, que valoriza a abertura de parques ambientais e novas vias, sendo que várias delas em trajetos com APPs.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário