Nova etapa de remoção de plantas aguapés beneficia mais uma lagoa no Jd, Amanda

Serviço já foi concluído em uma das lagoas e está em andamento na outra

A limpeza das lagoas do Jardim Amanda, principal área de lazer do bairro, com a retirada de plantas aguapés do espelho d'água, está avançada. Após a conclusão da limpeza em uma das lagoas, localizada na rua Tiradentes, as equipes da Prefeitura de Hortolândia iniciaram, nesta semana, o trabalho na outra lagoa, próxima à rua Casemiro de Abreu. O trabalho é realizado com maquinário próprio para o serviço. Além das plantas aguapés que crescem na superfície da água, também é realizada a retirada do "gramão", espécie de planta que cresce nas margens.  Além da limpeza do espelho d'água, para tornar o local mais agradável, a Prefeitura realiza, desde 2019, diversas intervenções para a revitalização da área. Alguns exemplos são as mesinhas e banquinhos instalados e a iluminação com tecnologia LED ao redor das lagoas. 

"A retirada das plantas aguapés é realizada periodicamente. Além das aguapés, o 'gramão' nas margens também se prolifera com o descarte irregular de dejetos do esgoto doméstico por ligações irregulares que deságuam na lagoa. Para manter o espaço de lazer limpo e agradável, precisamos do apoio e contribuição da população para não realizar ligações clandestinas nas redes de esgoto", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão. 

Fiscalização contra o descarte irregular acontece semanalmente

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, por semana, as equipes fiscalizadoras encontram de 15 a 20 ligações irregulares em diferentes regiões de Hortolândia, por isso a importância do serviço de fiscalização. Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. O descarte irregular de esgoto está sujeito a multa. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o descarte irregular dos dejetos nas redes de águas pluviais, por meio de ligação irregular de esgoto, também provocam danos como a contaminação de córregos e lagoas causando a mortandade de peixes e da fauna aquática, além do mau cheiro. 

Denuncie o descarte irregular

A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-9800 da Secretaria de Serviços Urbanos. Caso a ligação de irregular de esgoto seja constatada, o morador ou o dono do imóvel recebe notificação da Prefeitura.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário