Hortolândia prossegue com ações de busca ativa e nebulização para eliminar Aedes aegypti

Nesta semana, busca ativa é feita na região do Jd. Nova América; já a nebulização acontece no Remanso Campineiro

Mesmo com a proximidade do inverno, a população precisa manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Apesar das temperaturas mais baixas durante os períodos da madrugada/início da manhã e fim de tarde/início da noite, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, salienta que, mesmo no inverno, o período diurno é caracterizado pelo tempo seco e calor. Esses fatores favorecem a circulação e a reprodução do inseto. Por isso, o órgão orienta a população para manter as ações contra o Aedes aegypti. 

A Prefeitura também se mantém atenta e prossegue com ações de combate ao mosquito em diferentes regiões do município. Nesta semana, a UVZ realiza busca ativa na região do Jardim Nova América. Já outra equipe do órgão executa nebulização no bairro Remanso Campineiro. As ações são feitas em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 1.760 casos notificados de Dengue, dos quais 449 casos positivos. Já de Chikungunya, o município tem 4 casos notificados, sendo um positivo. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito das três doenças. A VE ainda informa que nesta semana não foi possível fazer a atualização das notificações em virtude problemas técnicos no site do Ministério da Saúde.

População deve deixar agentes entrarem

A busca ativa consiste em visitas dos agentes da UVZ às casas para fazer a busca e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. A ação é importante para evitar o ciclo de reprodução do mosquito. O órgão reforça ainda que os agentes estão identificados com crachá e uniforme. 

A Prefeitura orienta a população para ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a busca ativa. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas as ações, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar no ar um tipo de inseticida para eliminar os mosquitos já adultos. Na ação, os agentes utilizam nebulizadores motorizados fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor.

Medidas preventivas são importantes para combater a Dengue

Dentre as medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, a Prefeitura de Hortolândia reforça para os moradores fazerem regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas de suas casas. 

Nesses locais é importante ainda verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos que possam acumular água parada. É em água parada que a fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos que darão origem a mais mosquitos. Também é importante manter tampados tonéis, barris e caixas d’água. 

Outras medidas importantes são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada.

Em caso de chuva, pessoas que morem em casas com laje exposta sem teto também devem verificar se, após a chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.

A população pode ainda fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti por meio do descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura localizados em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 13 PEVs.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário