Hortolândia ganha mais de 2.000 mudas de árvores em um mês

Balanço diz respeito ao primeiro mês de implantação do Projeto de Arborização e Paisagismo da Secretaria de Obras

No primeiro mês de implantação do Projeto de Arborização e Paisagismo, realizado pela Prefeitura, Hortolândia já ganhou 2.052 novas mudas de árvores nativas e frutíferas. O balanço, divulgado pela Secretaria de Obras, nesta terça-feira (07/06), mostra ações de plantio compensatório em áreas verdes de duas grandes regiões da cidade – a Central e o Jd. Nova Hortolândia. A meta do Projeto é, dentre outras ações, plantar mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas em áreas verdes municipais.

O balanço coincide com o início de mais uma ação, em parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desta vez na APP (Área de Proteção Permanente) da Rua Antônio Gazzetta, s/n, no Jardim Terras de Santo Antonio, próximo à Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Luís Camillo, na região do Jd. Rosolém. Lá, desde a última sexta-feira (03/06), começam a ser plantadas 645 mudas de árvores.

A primeira a receber mudas foi a Vila Verde, próxima ao Residencial São Sebastião; em seguida, foi o Parque Perón, nas imediações do complexo prisional e, mais recentemente, o Jd. Nova Europa. Entre as espécies plantadas estão: Goiaba, Araçá, Cajá, Ingá, Pau Brasil, Sibipiruna, Goiabeira, Ipê amarelo, Jenipapo, Jatobá, Jequitibá rosa, Ipê branco, Ipê rosa, Palmeira jerivá, Quaresmeira e Pau d’alho.

Nos meses iniciais do projeto, serão beneficiadas diversas APPs, dentre as quais as da Olívio Franceschini, próximo ao Terminal Metropolitano; São Felipe, na região do Jd. Nova Hortolândia; Vila São Pedro, próximo aos prédios da CDHU; Bella Ville, na divisa com Sumaré e Golden Park, próximo ao condomínio.

Coordenadas pela Secretaria de Obras, as intervenções devem se estender até 2024 e envolvem todas as secretarias municipais. Deste modo, busca-se projetar Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável. O projeto de compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

Confira as ações previstas no projeto de Arborização e Paisagismo:

• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixem nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.

Saiba os locais e as quantidades plantadas até agora:

11/05 - 337 mudas de árvores nativas e frutíferas na Vila Verde, em uma área de 2.024 metros quadrados próxima ao Residencial São Sebastião.

23/05 - 170 mudas de árvores nativas numa área de aterro, na região do Parque Perón, nas imediações do complexo prisional.

31/05 - 900 mudas de árvores nativas na região do Jd. Nova Europa, na gleba A2, à qual se tem acesso pela Rua Ytamaraka.

03/06 -  645 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário