Hortolândia comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com seminário sobre leucenas

Evento nesta quarta-feira (08/06) discutiu alternativas para o controle da espécie, que é considerada uma praga, na cidade e região

Hortolândia reuniu especialistas para discutir o controle das leucenas no cenário urbano. A espécie vegetal, considerada uma praga, foi o tema do 5º Seminário de Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura, nesta quarta-feira (08/06). O evento marcou também a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na entrada da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, local onde foi realizado o seminário, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável montou uma exposição de fotos de áreas e locais da cidade onde há presença maciça de leucenas. Também foi exposta uma amostra de compostagem caseira que as pessoas podem fazer para utilizar no plantio de espécies vegetais. Estiveram presentes o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, o superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Valdemir Ravagnani, e o professor e pesquisador da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), José Octavio Menten. 

Na abertura do seminário, a secretária Eliane Nascimento Oliveira ressaltou que a leucena é um problema desafiador para a cidade. “Precisamos ter um meio ambiente equilibrado. A leucena afeta os trabalhos de manutenção e limpeza em áreas públicas realizadas pela Prefeitura. É uma planta que cresce muito rápido e não deixa as espécies nativas se desenvolverem. Com o seminário, queremos buscar alternativas para o controle das leucenas”, salientou a secretária.

O prefeito Zezé Gomes enfatizou que a Administração Municipal trabalha com visão de futuro na área ambiental. Nesse sentido, uma das ações prioritárias é a arborização. “Nosso governo pensa para frente, a longo prazo. Queremos plantar ipês no novo viário com cinco quilômetros, cujas obras estão avançadas. Para isso, temos que tirar a cortina de leucenas que cobre a visão do local. Precisamos deixar a cidade mais florida para trazer alegria às pessoas. Daqui quatro, cinco anos, a população poderá desfrutar das sombras dos ipês plantados. Assim como fizemos perto do lago da EMS, onde plantamos árvores, e hoje as pessoas já desfrutam das sombras delas. Que o seminário transforme as ideias e traga outro pensamento sobre a questão ambiental. Queremos que Hortolândia seja referência em meio ambiente no Brasil”, destacou Zezé. 

A programação do seminário começou com a apresentação “A realidade local das leucenas”, feita pela engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Sant’Anna.

Em seguida, o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva ministrou a palestra “Floresta Urbana”. A segunda palestra, “O cenário das leucenas na região do PCJ”, foi com o engenheiro civil Francisco Carlos Castro Lanhóz, representante do PCJ (Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), do qual Hortolândia faz parte. A programação foi encerrada com a palestra “Técnicas de controle da espécie invasora leucena”, com o engenheiro agrônomo e pesquisador do Laboratório de Silvicultura Urbana do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ, Marcelo Machado Leão. 

O seminário contou ainda com a participação de alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas da ETEC (Escola Técnica de São Paulo) de Hortolândia – Centro Paula Souza. Os estudantes apresentaram dois protótipos de carrinhos feitos com materiais reaproveitáveis.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário