Mesmo com proximidade do inverno, população deve manter cuidados para combater Aedes aegypti

Nesta semana, Prefeitura realiza busca ativa no Jardim São Jorge e nebulização no Remanso Campineiro 

O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma atividade constante, inclusive em dias mais frios. É por isso que a Prefeitura de Hortolândia prossegue com as ações de busca ativa e nebulização em diferentes regiões do município. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, executa busca ativa no Jardim São Jorge. Já outra equipe do órgão percorre o bairro do Remanso Campineiro para fazer a nebulização. As ações são executadas em regiões onde houve notificações de casos positivos de Dengue.

A UVZ salienta que, mesmo no inverno, que começa na próxima semana, é necessário manter as ações de combate ao mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, explica que o período diurno é caracterizado pelo tempo seco e calor, fatores que favorecem a circulação e a reprodução do Aedes aegypti. “Mesmo no inverno, é importante que a população mantenha os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. E com isso, ajudar o município para se preparar para o próximo verão”, salienta Cardoso.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 2.050 casos notificados de Dengue, dos quais 638 positivos. Já de Chikungunya, o município tem 4 casos notificados, sendo um positivo. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito das três doenças. 

População deve deixar agentes entrarem

A busca ativa consiste em visitas dos agentes da UVZ às casas para fazer a busca e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. A ação é importante para evitar o ciclo de reprodução do mosquito. O órgão reforça ainda que os agentes estão identificados com crachá e uniforme. 

A Prefeitura orienta a população para ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a busca ativa. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas as ações, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar no ar um tipo de inseticida para eliminar os mosquitos já adultos. Na ação, os agentes utilizam nebulizadores motorizados fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor.

Medidas preventivas são importantes para combater a Dengue

Dentre as medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, a Prefeitura de Hortolândia reforça para os moradores fazerem regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas de suas casas. 

Nesses locais é importante ainda verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos que possam acumular água parada. É em água parada que a fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos que darão origem a mais mosquitos. Também é importante manter tampados tonéis, barris e caixas d’água. 

Outras medidas importantes são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada.

Em caso de chuva, pessoas que morem em casas com laje exposta sem teto também devem verificar se, após a chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.

A população pode ainda fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti por meio do descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura localizados em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 13 PEVs.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário