Hortolândia comemora Dia do Orgulho Autista, neste domingo (19/06)

Evento celebrado com o apoio da Prefeitura será às 9h no Parque Socioambiental Chico Mendes

Comemorar para incluir. É com esse objetivo que a AMAAH (Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Hortolândia), com o apoio da Prefeitura, realiza um evento para celebrar o Dia do Orgulho Autista, neste domingo (19/06). O evento será às 9h no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado entre as avenidas Olivio Franceschini e Santana, região central. 

A programação terá atividades funcionais ao ar livre, sendo que um dos destaques é a tenda sensorial, espaço para ajudar autistas a desenvolver capacidades para reagir a estímulos sensoriais, tais como texturas, sons, cores, cheiros, entre outros. Já para estimular a imaginação, o evento terá a tenda de contação de histórias, com o grupo Griots.

Para auxiliar famílias, parentes e amigos de autistas, a associação montará sua tenda de acolhimento. O evento contará ainda com a tenda da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para dar orientações sobre os direitos dos autistas.

Conscientizar a sociedade

O Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, foi idealizado pela associação norte-americana Aspies For Freedom. A primeira comemoração aconteceu em 2005. O objetivo da data é conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Criada em 2020, a AMAAH apoia pessoas em busca de orientação sobre como confirmar o diagnóstico, tratamento, auxílio psicológico e assistencial. Também fornece cestas básicas, cujos alimentos são doados por voluntários, para famílias de autistas de baixa renda. Além disso, encaminha famílias para atendimento em clínicas particulares parceiras e para serviços da Prefeitura como CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) e CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). Mais informações sobre o AMAAH podem ser obtidas pelo telefone (19) 99346-5761.

A Prefeitura, com o apoio da associação, passou a fazer a emissão da Carteira de Identificação do Autista (foto). O documento é um importante meio para que autistas possam comprovar sua condição, bem como auxilia na identificação dessas pessoas pela sociedade.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário