Hortolândia inicia nesta semana ação casa a casa contra Aedes aegypti em condomínios

Prefeitura também realiza busca e eliminação de criadouros do mosquito nas regiões do Jardim Carmen Cristina e Jardim Minda

Moradores de condomínios também devem manter os cuidados para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. A Prefeitura de Hortolândia inicia a ação casa a casa em condomínios. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, estará no condomínio Green Park. Outras duas equipes também realizarão a ação nos bairros Jardim Carmen Cristina e Jardim Minda. O trabalho é feito em regiões onde houve notificações de casos positivos de Dengue.

Na ação casa a casa, os agentes visitam os imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Mesmo com o início do inverno, nesta terça-feira (21/06), o veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, ressalta a importância dos moradores de condomínios manterem as ações de combate ao Aedes aegypti. 

O veterinário alerta os moradores para redobrarem a atenção com piscinas, inclusive as infláveis ou desmontáveis, para não deixá-las com água e mantê-las tampadas com algum tipo de lona. “Caso o morador mantenha a piscina com água, a mesma deve estar limpa e tratada e deixá-la tampada. É importante manter a piscina tampada mesmo sem água para evitar que o acúmulo da água de chuva”, ressalta Cardoso. O especialista reforça que a fêmea do Aedes aegypti deposita em água parada os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Outro recipiente que os moradores devem ter cuidado é o bebedouro para animais domésticos. O veterinário recomenda que seja feita diariamente a troca da água desse tipo de recipiente.

O veterinário ainda salienta que moradores em imóveis com laje exposta sem teto também devem verificar se, após a chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.

Além disso, o veterinário salienta para que os moradores em condomínios façam regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas de seus imóveis. Nesses locais é importante ainda verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos que possam acumular água parada.

Outras medidas importantes são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada.

Imóveis em construção ou em obras

O veterinário ainda alerta que moradores e proprietários de imóveis e/ou terrenos em condomínios que estejam em obras ou em construção também devem manter a limpeza nesses locais e evitar o acúmulo de materiais e recipientes que possam acumular água parada para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

A UVZ reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. A ação é importante para evitar o ciclo de reprodução do mosquito. O órgão reforça ainda que os agentes estão identificados com crachá e uniforme. 

A Prefeitura orienta a população para ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a busca ativa. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas as ações, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

A população pode ainda ajudar no combate ao Aedes aegypti ao fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura localizados em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 13 PEVs.

Sintomas

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus).

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra 2.085 casos notificados de Dengue, dos quais 664 positivos. Já de Chikungunya, o município tem 4 casos notificados, sendo um positivo. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito das três doenças.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário