Hortolândia promove “Re Virada Cultural”, neste domingo (26/06)

Evento será das 8h às 21h no Parque Socioambiental Chico Mendes

Se você gosta de cultura caipira e música sertaneja, anote na agenda o programa certeiro para o fim de semana. Hortolândia será o palco da “Re Virada Cultural”, neste domingo (26/06). O evento será, às 8h, no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado entre as avenidas Olívio Franceschini e Santana, na região central. A “Re Virada Cultural” é realizada pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado, CDRMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) e Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

O objetivo é valorizar o artista local e promover a circulação da produção cultural das cidades da região. O evento não era realizado desde 2020 em virtude da pandemia do Coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a edição deste ano do evento terá como temas a cultura caipira e a música sertaneja, manifestações artísticas que fazem parte da história de Hortolândia. A programação será aberta com o tradicional “Café com viola”, que será oferecido até as 9h. Enquanto degusta o delicioso café da manhã, o público irá conferir a apresentação da Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos (foto). O grupo, criado nos anos 1980, mantém viva a tradição da Folia de Reis na cidade.

Depois, às 9h, quem gosta dos modões e clássicos sertanejos irá se deleitar com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia. O grupo, formado em 2009, inicialmente chamava-se Orquestra de Viola Comitiva da Esperança. A Orquestra de Viola e a Companhia Rosa dos Anjos foram fundados por Mestre Chiquinho, ilustre morador da cidade que é tema da atual exposição em cartaz no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. 

A música sertaneja continuará a dar o tom com apresentações de vários artistas da cidade e da região (confira abaixo a programação). O evento terá ainda food trucks e feira com cerca de 20 empreendedores que integram o programa EcoSol (Economia Solidária), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A feira terá artesanato e produtos confeccionados manualmente, tais como quadros, artigos de decoração, sabonetes e sais de banho, chinelos, tapetes, bijuterias, temperos, doces, salgados, sanduíches, sucos, entre outros. 

Além disso, o público poderá fazer uma ação solidária. O evento terá arrecadação de doações para a "Campanha do Agasalho", promovida pelo FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura. 

O secretário-adjunto de Cultura, Claudinei Prazeres de Barros, destaca a grande exposição proporcionada pelo evento. “A ‘Re Virada Cultural’ é uma grande vitrine regional. O evento é muito importante para valorizar os artistas da cidade e da região metropolitana de Campinas. Neste momento de retomada dos grandes eventos, escolhemos o tema sertanejo, uma vez que Hortolândia é celeiro da música caipira. O evento exalta as tradições culturais e salvaguarda o patrimônio imaterial da cidade”, salienta Barros.

Confira abaixo a programa da “Re Virada Cultural”:

– 8h: Café com Viola (café da manhã servido até as 9h)

Abertura com a Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos

– 9h: Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia 

– 10h: Cia. Toninho Cavaleiro (dança)

– 11h: Isabella Vallentina 

– 12h: Zé Victor e João 

– 13h: Ailton Junior 

– 14h: Carol Silva 

– 15h: As Brutas 

– 16h: Erica Barbosa 

– 17h: Alessandro Silva

– 18h: Bruno Prado 

– 19h: Thiago Lins

– 20h: Gabriel Gadelha 

– 21h: Otávio e Raphael

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário