Hortolândia é destaque no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana

Evento promovido em Manaus (AM), destacou ações da Prefeitura para redução nos acidentes de trânsito

Hortolândia foi um dos destaques da edição 111 da Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, realizada entre a quarta-feira (22/06) e a manhã desta quinta-feira (23/06). O evento, neste ano, foi promovido pela Prefeitura de Manaus. A capital do Amazonas sediou o encontro que reúne profissionais da área para debater ideias acerca do assunto, que envolve diversos temas para as administrações municipais, principalmente, das cidades participantes. Hortolândia compôs um seleto grupo de nove municípios representados no evento. O secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira,  esteve no fórum para apresentar as ações da Prefeitura no "bloco" dos locais com melhores resultados na redução de mortes no trânsito.

"As mudanças na mobilidade urbana de Hortolândia começaram em 2017 com a criação da secretaria. À partir disto, iniciamos a implementação de diversas ações, sempre com a participação popular, para chegarmos aos resultados de redução nos acidentes de trânsito na cidade. Por meio de plenárias com a sociedade, criamos um grupo de segurança viária, que foi o início do nosso trabalho,  passando por um conjunto de ações que vai, desde a instalação de radares redutores de velocidade, construção de ciclovias, melhoria do transporte público e outras diversas iniciativas para alcançarmos os números atuais.  Continuaremos os trabalhos  para proteção das pessoas no trânsito, ressaltando a integração com a população e prezando, sempre, por transporte coletivo, ciclovias e a vida de pedestres e motoristas", comentou Pereira durante a apresentação dos programas de segurança viária de Hortolândia no Fórum.

Além dos representantes das nove cidades, participaram do fórum o Secretário Executivo da Frente Nacional dos Prefeitos, o Presidente e o Vice-Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, o Diretor Administrativo e Institucional da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) e a Coordenadora-Geral de Planejamento, Gestão e Controle da Senatran ( Secretaria Nacional de Trânsito).

Apresentação mostrou o "passo a passo" para redução dos acidentes

Durante a apresentação de Hortolândia no fórum, foram apresentadas, "passo a passo", as políticas públicas implementadas na cidade para aumentar a segurança viária e reduzir em aproximadamente 70% o número de acidentes de trânsito entre os anos de 2017 e 2021, e redução de 79% dos acidentes com vítimas fatais nas vias municipais. "Além da redução de 1.265 para 404 acidentes no período que compreende entre estes anos, vale ressaltar que, paralelo ao trabalho para redução de acidentes, Hortolândia desenvolve a malha cicloviária, investe na melhoria do transporte público, nas ações educativas com a população e em diversos temas que abrangem o desenvolvimento da mobilidade urbana", explicou o secretário.

Ações refletem na segurança viária

O conjunto de ações realizado pela Prefeitura contribui para o aumento da segurança viária no município. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, entre os anos de 2017,  criação da secretaria até 2021, nas vias municipais houve a redução em 70% dos acidentes registrados na cidade. Neste mesmo período, o número de vítimas causadas por colisões no trânsito em ruas e avenidas dentro dos limites do município foi reduzido em 79%. Com isso, a cidade cumpriu a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na "Década de Ação pela Segurança no Trânsito", regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas ações, que vão desde atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.

"Maio Amarelo" contribui para educação no trânsito

Concluído no mês passado, o "Maio Amarelo" por um trânsito mais consciente e seguro também foi uma das diretrizes da Administração Municipal para o reforço da segurança viária. Etapas de distribuição de folhetos informativos para motoristas; O 4º Seminário de Segurança Viária, na Câmara Municipal; Três edições do "Café na Passarela", que orienta pedestres e motoristas sobre a necessidade do cuidado ao atravessar rodovias e sugerindo a utilização das passarelas contra acidentes; Cinco etapas da "Ação Bar", para conscientização sobre os perigos de beber e dirigir; a "Operação Cavalo de Aço"; a ligação de novos semáforos;  nas principais vias da cidade e o passeio ciclístico "Vem de Bike" aconteceram, durante todo o mês, em diversas regiões da cidade.  

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário