Centro de Memória de Hortolândia abre neste sábado (24/06) com novidades tecnológicas

Órgão da Prefeitura agora está equipado com câmera de monitoramento dos trens e Wi-Fi

Quer fazer um passeio cultural em Hortolândia neste fim de semana? A dica é visitar o Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Júnior, órgão da Prefeitura. O espaço está com duas novidades tecnológicas para o público. A primeira é uma câmera de monitoramento dos trens que passam na linha férrea ao lado do local. A outra novidade é a disponibilização gratuita de acesso à internet via Wi-Fi, que poderá ser utilizado somente pelos visitantes mediante uso de senha. O centro abre todo último fim de semana de cada mês para visitação. Exepcionalmente neste fim de semana, o espaço estará aberto somente sábado (25/06), das 9h às 13h, em virtude da realização do evento “Re Virada Cultural”, no domingo (26/06). O Centro de Memória está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. 

A câmera de monitoramento dos trens foi inaugurada no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia. 

O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo, concessionária do transporte ferroviário na cidade e na região, e da Prefeitura. 

O coordenador do grupo, Rafael de Arruda Bulcão, explica que a decisão de instalar o equipamento no Centro de Memória foi pelo fato da ferrovia ser parte importante da história do município. “Frequento o Centro de Memória desde 2013, 2014. Escolhemos instalar a câmera no local porque a cidade se formou e desenvolveu em função do trem e da Estação Jacuba, que está presente até hoje no município. Além disso, o Centro de Memória é um lugar seguro, com iluminação. É um ponto de encontro onde as pessoas podem tirar fotos e trocar informações”, destaca Bulcão. 

A câmera do tipo 360º foi instalada em um poste no terreno do Centro de Memória. O público pode acompanhar em tempo real as passagens dos trens no canal no YouTube do grupo. O equipamento funciona 24 horas. 

De acordo com o coordenador Rafael de Arruda Bulcão, desde a instalação da câmera no Centro de Memória, o canal do grupo no YouTube registrou 35.000 visualizações, número recorde alcançado até o momento pelo canal. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no espaço. 

O Centro de Memória ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. Com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, a unidade guarda parte importante da história do município.

Exposição em homenagem a Mestre Chiquinho

Os visitantes podem ainda conferir no Centro de Memória a atual exposição em cartaz, “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres de Hortolândia.

A exposição, inaugurada em dezembro do ano passado, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.

Nascido em Arealva (SP), Mestre Chiquinho, cujo verdadeiro nome é Francisco Aparecido Borges de Almeida, mora em Hortolândia desde 1976. Ele é conhecido por seu trabalho de preservar tradições culturais populares na cidade. Nos anos 1980, ele ajudou a criar a Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”, que mantém viva a tradição da Folia de Reis. 

Mestre Chiquinho é também um dos criadores do grupo Pioneiros do Catira, em 2006, que faz apresentações de catira, estilo de dança popular cujo ritmo é conduzido pelas batidas dos pés e das mãos dos dançarinos. Ele ainda é um dos idealizadores da Orquestra de Viola de Hortolândia, criada em 2009, e que inicialmente chamava-se Orquestra de Viola Comitiva da Esperança. Mais recentemente, Mestre Chiquinho criou o grupo Rainhas do Catira, formado por mulheres. Desde 2006, em parceria com a Prefeitura, Mestre Chiquinho coordena e ministra aulas de violão e viola caipira.

Documentário

O visitante ainda poderá conferir na exposição o documentário “Ao Mestre Chiquinho Com Carinho”. Com 30 minutos de duração, o documentário conta a vida do homenageado. O documentário apresenta entrevistas e depoimentos do próprio Mestre Chiquinho e de seus amigos, parentes, familiares e integrantes dos grupos coordenados por ele. 

O documentário ainda apresenta mais de 20 fotos do acervo pessoal de Mestre Chiquinho e do Centro de Memória. O documentário foi realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a produtora Rumo Audiovisual. O município foi selecionado pelo programa “Juntos Pela Cultura”, iniciativa da associação Amigos da Arte em parceria com o governo do Estado, para produzir o documentário. A direção é de Diego Freitas e Julia Rany Campos Uzun. O documentário também está disponível no canal do YouTube da Secretaria de Cultura.

Depois de conhecer a história de Mestre Chiquinho e do município, o visitante poderá ter a sorte de ver o trem passando ao lado do centro. Após o passeio, o público pode ainda descansar, tirar fotos e usufruir a área externa do centro, onde há árvores frutíferas (duas mangueiras e uma caramboleira) que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário