Prefeitura instala conjunto semafórico na avenida Santana

Ação faz parte do pacote de serviços que reforça a segurança viária em Hortolândia

Nesta sexta-feira (24/06), equipes da Prefeitura realizaram os ajustes finais para ligar o semáforo instalado na avenida Santana, em frente ao Burger King. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, no local, foi implantado o cabeamento, controlador além da realização de testes de operação no equipamento, a sinalização das faixas de pedestres e de retenção e a colocação de cinco adesivos "Aperte o Botão" para contribuir com a travessia dos pedestres.

"O trabalho foi realizado em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos que implantou rampa para facilitar o deslocamento de Pessoas com Deficiência (PCD). O conjunto semafórico é formado por dispositivos para carros e pedestres e será ligado em breve. O trecho é uma das regiões mais movimentadas de Hortolândia e, além da lanchonete, possui muitos comércios próximos e uma escola, o que gera grande movimentação e a necessidade da travessia dos pedestres ao outro lado da via. A instalação dos semáforos também é uma das etapas do reforço da segurança viária na cidade", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Ações refletem na segurança viária

As políticas públicas implementadas na cidade reduziram em aproximadamente 70% o número de acidentes de trânsito entre os anos de 2017 e 2021, e a redução de 79% dos acidentes com vítimas fatais nas vias municipais. "Além da redução de 1.265 para 404 acidentes no período que compreende entre estes anos, vale ressaltar que, paralelo ao trabalho para redução de acidentes, Hortolândia desenvolve a malha cicloviária, investe na melhoria do transporte público, nas ações educativas com a população e em diversos temas que abrangem o desenvolvimento da mobilidade urbana", explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, entre os anos de 2017,  criação da secretaria até 2021, nas vias municipais houve a redução em 70% dos acidentes registrados na cidade. Neste mesmo período, o número de vítimas causadas por colisões no trânsito em ruas e avenidas dentro dos limites do município foi reduzido em 79%. Com isso, a cidade cumpriu a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na "Década de Ação pela Segurança no Trânsito", regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

Trabalho passa por diversas áreas

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas ações, que vão desde atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário