Biblioteca Municipal de Hortolândia comemora Dia Mundial do Rock com biografias de roqueiros famosos

Acervo do órgão tem 10 títulos sobre artistas brasileiros e internacionais consagrados

Rock também é cultura. Ao longo de sua história, o gênero musical rompeu barreiras geográficas e se espalhou pelo mundo. Foi a trilha sonora que impulsionou mudanças comportamentais, sociais e até políticas. Para comemorar o Dia Mundial do Rock, nesta quarta-feira (13/07), a Biblioteca Municipal Terezinha Mendonça de França Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, tem em seu acervo 10 livros sobre roqueiros brasileiros e internacionais consagrados. Então, aumente o som, ouça suas músicas de rock favoritas e boa leitura!

A primeira sugestão da lista é o livro “Cazuza Preciso dizer que te amo – Todas as letras do poeta”, que compila as letras compostas pelo artista na fase em que foi vocalista do grupo Barão Vermelho e depois em carreira solo. A compilação foi feita por Lucinha Araújo, mãe de Cazuza.

Renato Russo, outro artista importante do rock brasileiro dos anos 1980, também é tema de vários livros. A biblioteca dispõe de três títulos sobre o falecido líder da Legião Urbana. Um deles é a biografia “Renato Russo – O Trovador solitário”, escrita pelo jornalista Arthur Dapieve. Para quem quiser conhecer o pensamento do roqueiro, a dica é “Renato Russo de A a Z”, livro que reúne, em ordem alfabética, as ideias do artista. Já o livro “Conversações com Renato Russo” reúne trechos de entrevistas, concedidas a diferentes órgãos de imprensa, nas quais o roqueiro fez declarações reveladoras de sua vida pessoal e de seu trabalho. 

Toca Raul!

Um dos artistas mais emblemáticos do rock brasileiro é Raul Seixas. Para quem já é fã ou quer conhecer o artista, a biblioteca tem dois títulos sobre o artista. O primeiro é a biografia “Metaformose ambulante – Vida alguma acontece, morte alguma coisa pode acontecer”, de Mario Lucena. Já o outro livro é “Raul Seixas por ele mesmo”, que reúne material compilado por Sylvio Passos, presidente do fã-clube Raul Rock Club, reconhecido oficialmente pelo próprio artista quando ainda era vivo.

Cássia Eller, uma das principais artistas do rock brasileiros dos anos 1990, também marca presença na biblioteca com o livro “Cássia Eller – Canção na voz do fogo”, escrito por Beatriz Helena Ramos Amaral. 

Rock internacional

Já para os fãs de rock internacional, um dos destaques da biblioteca é “The Beatles – Antologia”, obra que compila entrevistas concedidas pelos quatros integrantes da mais famosa banda de rock do mundo. 

A biblioteca também tem livro para os fãs de heavy metal. A dica é o livro “Confie em mim, eu sou o Dr. Ozzy”, escrito por Ozzy Osbourne, vocalista do grupo Black Sabbath. Em 2010, o roqueiro foi convidado pelo jornal britânico Sunday Times para escrever uma coluna semanal com dicas e conselhos sobre temas variados, desde sexo a drogas. O livro compila as dicas do roqueiro publicadas na coluna. 

Para fechar a lista de sugestões literárias de rock, a biblioteca tem em seu acervo o romance “Daisy Jones & the six: uma história de amor e música”. Ambientado nos anos de 1970, o livro conta a trajetória de uma banda fictícia chamada The Six, liderada por Daisy Jones, uma jovem de Los Angeles que sonhava em cantar rock e ser famosa. O livro é da autora norte-americana TaylorJenkind Reid. 

“Esse livro está na moda e é um dos mais indicados na comunidade BookTok de usuários que fazem resenhas e recomendações de livros no aplicativo TikTok. Ele não para na estante da biblioteca. É um dos mais procurados pelos leitores”, destaca o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva.

Como fazer cadastro na Biblioteca? 

A Biblioteca Municipal Terezinha Mendonça de França Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscara dentro da biblioteca durante o tempo de permanência no local. O acervo da biblioteca, com mais de 17.000 títulos, pode ser consultado por meio deste site

Para quem quiser, é possível fazer cadastro na biblioteca de maneira presencial ou on-line. Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 leitores cadastrados.

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332, ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br.

Confira abaixo a lista de livros sobre rock disponíveis na Biblioteca Municipal de Hortolândia:

Título

Autor

Cazuza: Preciso dizer que te amo – Todas as letras do poeta

Lucinha Araújo

Metaformose ambulante – Vida alguma acontece, morte alguma coisa pode acontecer

Mário Lucena

Raul Seixas por ele mesmo

Sylvio Passos (organizador)

Confie em mim, eu sou o Dr. Ozzy – Conselhos do maior sobrevivente do rock

Ozzy Osbourne

Renato Russo – O trovador solitário

Arthur Dapieve

Conversações com Renato Russo

Júlio Vasco

Renato Russo de A a Z – As ideias do líder da Legião Urbana

Simone Assad

Cássia Eller – Canção na voz do fogo

Beatriz Helena Ramos Amaral

The Beatles – Antologia

Vários autores

Daisey Jones & The Six – Uma história de amor e música

Taylor Jenkins Reid

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário