"Operação Cavalo de Aço" orienta motociclistas sobre segurança viária

Ação faz parte do "Maio Amarelo" por um trânsito mais seguro e consciente em Hortolândia

Mais uma etapa da campanha "Maio Amarelo" pela conscientização e segurança viária foi concluída, nesta sexta-feira (13/05), pela Prefeitura de Hortolândia. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal apoiaram a Concessionária Rodovias do Tietê, na realização da “Operação Cavalo de Aço” que aconteceu na avenida São Francisco de Assis, em frente a Igreja Matriz. O objetivo da ação foi orientar motociclistas contra acidentes viários. Cada condutor de motocicleta também recebeu uma antena para acoplar na moto. O equipamento evita que linhas de pipas provoquem acidentes graves ao se chocar contra o motociclista.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, além da operação, motoristas puderam cuidar da saúde, com a aferição da pressão arterial e fizeram testes de glicemia, termo que indica à quantidade de açúcar no sangue. "Esta operação não teve caráter fiscalizador, mas pedagógico. Com isso, conseguimos cuidar da saúde dos condutores e da segurança viária. O conjunto de ações realizados pela Prefeitura, no 'Maio Amarelo' e, desde 2017, tem sempre o objetivo de zerar os acidentes de trânsito com vítimas fatais na cidade", explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

MAIO AMARELO

Além do início da "Operação Cavalo de Aço", neste mês, a Prefeitura já realizou a ligação de novos semáforos; distribuição de folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade; o passeio ciclístico "Vem de Bike", no Parque Socioambiental Chico Mendes, no domingo (15/05); e o  4º Seminário de Segurança Viária, dia 27. 

MAIS VIDAS SALVAS NO TRÂNSITO

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos acidentes, Hortolândia diminui o número de vítimas causadas por colisões no trânsito. Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na "Década de Ação pela Segurança no Trânsito", regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário