Hortolândia promove formação sobre primeiros socorros para creches contratadas

Série de formações, promovidas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, vai até esta terça-feira (19/07)

Profissionais de escolas contratadas pela Prefeitura de Hortolândia, por meio do programa Bolsa Creche, participam de formação gratuita sobre primeiros socorros, disponibilizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Saúde. A série de capacitações sobre o tema vai até esta terça-feira (19/07), mobilizando, desde o dia 11, cerca de 350 profissionais de 39 creches particulares.

“Em nome das escolas do Bolsa Creche agradecemos a Prefeitura por disponibilizar a todos nós essa formação de primeiros socorros tão importante para nossas escolas. Foi um momento muito importante e rico em informações e conhecimento. Os profissionais envolvidos foram extremamente solícitos em compartilhar o seu conhecimento. Eu acredito que gratidão resume esse momento, muito obrigada!”, afirma Fabiana Aparecida Caetana Costa Luiz, representante das escolas Brincar Letrando e Criart.

“O curso de primeiros socorros é essencial para quem trabalha nas creches, tanto para formação dos profissionais que fizeram o curso pela primeira vez, quando para reciclagem das pessoas que já haviam feito o curso antes. Numa situação de risco, saber o que fazer pode representar uma vida salva. Por isso, é importante nos preparamos para agir de forma rápida nos primeiros socorros, com calma, até que o socorro do Samu chegue. Esperamos não precisar usar o que aprendemos. Mas se for necessário, estaremos bem orientados”, salienta Katia Gabriela Martins Villela, gestora do Colégio Inovando.

Periodicamente, a Administração Municipal promove formações sobre o tema, voltadas tanto aos profissionais da própria rede municipal quanto às escolas contratadas. No segundo semestre, o curso será oferecido também para todos os profissionais das escolas municipais. O curso acontece no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, tendo como instrutor o enfermeiro Renato Lopes Machado, coordenador da urgência e emergência do município de Hortolândia.

Para Machado, “os profissionais que atuam com a Educação Infantil, sejam educadores e recreacionistas, sejam os demais que estão no ambiente escolar, podem estar diante de situações de emergência e devem saber agir rapidamente no atendimento inicial adequado e também na forma como acionar os serviços de emergência. A formação em primeiros socorros é fundamental para capacitar esses profissionais a atuar nessas situações, com agilidade e segurança até a avaliação e continuidade da assistência por um profissional da saúde. Esse intervalo do início da urgência até a chegada do resgate é de suma importância e faz toda a diferença na vida da vítima. Com ações simples aprendidas na formação os profissionais estarão a aptos a salvar vidas”, explica o enfermeiro.

Conheça a Lei Lucas

A formação atende à recomendação da Lei Municipal 16.802/18 (semelhante à Lei Lucas), que estabelece que os profissionais das escolas do município participem de cursos de primeiros socorros. Os participantes recebem certificado de participação no curso.

A Lei Lucas é nacional e determina a capacitação em primeiros socorros para funcionários de escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Básica em todo o Brasil, para dar suporte a estudantes em situações de emergência. O nome homenageia o estudante Lucas Begallo, de Campinas, que morreu engasgado com um pedaço de cachorro quente, em 2017, durante uma excursão escolar. Até a chegada do serviço de saúde especializado, o menino não teve os primeiros socorros. Para a família, se as monitoras tivessem o treinamento, Lucas poderia ter sido salvo.

“Essa formação visa contemplar todos os profissionais das escolas contratadas do programa Bolsa Creche que, atualmente atendem aproximadamente 2.300 crianças. Cumprir o que preconiza a Lei e oferecer essa formação tão importante para todos é essencial para que os profissionais se sintam preparados para atuar em situações de emergência, não apenas no ambiente escolar, mas também no seu convívio. Eu participei ativamente da formação”, ressalta a diretora do Departamento de Educação Infantil, Simone Locatelli.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário