Exposição “Arte e Vida” homenageia Monteiro Lobato no Museu Estação Jacuba em Hortolândia

Mostra aberta pela Prefeitura na manhã desta sexta-feira (23/02) homenageia a clássica obra literária infantojuvenil “Sítio do PicaPau Amarelo” 

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou a exposição "Arte e Vida", em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato e sua obra infantojuvenil "Sítio do Picapau Amarelo", nesta sexta-feira (23/02). A mostra, com entrada gratuita, está aberta ao público no Museu Municipal Estação Jacuba, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O projeto é um dos contemplados com a lei Paulo Gustavo.

A exposição reúne trabalhos da talentosa artesã Rosa Alice dos Santos Moreira, moradora da cidade. Por meio de manequins e peças de artesanato, como pinturas em tecido, tapetes e obras em madeira, a artista recria com maestria os personagens que marcaram a infância de diversas gerações.

Professora de Língua Portuguesa e Inglês, Rosa Alice revela sua paixão pelas obras de Lobato e afirma que está emocionada com o início da exposição. "Ver de perto as pessoas se encantarem com minha arte me deixa muito feliz e realizada. Estou encantada com esse momento que estou proporcionando com minha arte. É gratificante ver a alegria das pessoas, principalmente das crianças, ao se depararem com os personagens do ‘Sítio do Picapau Amarelo’", declarou a artesã.

Enquanto visitava a exposição, a moradora Tais Cardoso, de 22 anos, também se encantou com as artes expostas. "Fiquei encantada. A criatividade da artista em recriar os personagens do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ é realmente impressionante. É uma ótima oportunidade para as crianças conhecerem a obra desse grande autor brasileiro e se familiarizarem com a importância da leitura. A exposição é um verdadeiro presente para Hortolândia", elogiou a moradora.

ESTAÇÃO JACUBA 

No museu, o público também pode conhecer um pouco da história de Hortolândia. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda um acervo de objetos, fotos e materiais antigos relacionados à estação. Todos esses materiais são parte importante do patrimônio da cidade.

O TREM PASSA

O museu fica ao lado da via férrea. Durante a visita, o público poderá ter a sorte de ver o trem passar e registrar o momento com fotos, selfies e vídeos. Por motivo de segurança, o museu orienta os visitantes a permanecerem na área externa cercada com grade para tirar fotos ou fazer vídeos da passagem do trem. 

ATRAÇÕES VERDES

Após o passeio, o público pode ainda descansar e usufruir a área externa do museu, onde há árvores frutíferas (duas mangueiras e uma caramboleira) que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte. 

Outra atração verde é um exemplar da espécie de árvore popularmente chamada “árvore-do-viajante”, que foi plantada na época da restauração do prédio. A árvore está na entrada para dar as boas-vindas aos visitantes. A árvore tem estrutura e tronco parecidos com a da bananeira. Porém, seu fruto não é comestível. 

Por ter folhas grandes, a árvore acumula água, que servia para matar a sede dos viajantes, motivo pelo qual recebeu seu nome popular. Outra característica é a copa em forma de leque. A espécie é originária de Madagascar. Seu nome científico é Ravenala madagascariensis.

ATRATIVOS TECNOLÓGICOS

O museu ainda oferece atrativos tecnológicos. Um deles é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. O equipamento foi inaugurado em maio de 2022. Para que os visitantes possam fazer fotos, selfies e vídeos, o museu disponibiliza Wi-Fi, cujo uso é gratuito mediante uso de senha, que deve ser solicitada na recepção. O Wi-Fi é fornecido pelo grupo Railcam Brasil. 

Serviço - Exposição “Arte e vida” 

Data: 23 de fevereiro a 23 de março

Horário: 9h às 17h (segunda a sexta-feira), e no último fim de semana do mês

Local: Museu Municipal Estação Jacuba

Endereço: rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário