Hortolândia recebe espetáculo teatral “Família de uma mulher só”

Peça será apresentada no Teatro Elizabeth Keller de Matos, neste sábado (02/03), às 20h

Inspirar as mulheres a transformar as violências que elas sofrem em risos para que se libertem e voltem a viver com alegria. Esta é a premissa da peça teatral “Família de uma mulher só”. O espetáculo será apresentado neste sábado (02/03), às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A classificação indicativa é de 14 anos. A vinda da peça a Hortolândia é viabilizada por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado, com o apoio da Prefeitura.

O espetáculo é protagonizado por Mimosa Muá, palhaça-atriz que passa por um momento conturbado. Ela está desempregada, desiludida e exausta. À medida que conta sua história, a personagem resgata lembranças que a ajudam a recuperar a força de viver.

A protagonista é interpretada pela atriz Nina Rocha. De acordo com a artista, a peça é inspirada em situações de violência e opressão que as mulheres sofrem desde o nascimento. “Apesar disso, as mulheres conseguem tomar consciência de si, criar espaços para existir e voltar verdadeiramente a sorrir. Estamos sempre nos reerguendo, e atuar como palhaça é o meu lugar de ressurreição”, explica a atriz. 

Para criar o espetáculo, Nina também se inspirou em experiências pessoais, algumas dolorosas. “Acredito que a riqueza do que a gente vive, quando toma consciência das coisas que viveu, pode contribuir com as vivências de mais alguém. Isso me anima a partilhar. Afinal, tudo que eu vivo é humano e, certamente, já atravessou ou está atravessando a vida de alguém que está ali, nos assistindo”, destaca a artista. 

A atriz busca inspirar as mulheres a se libertarem. “Eu crio a partir da realidade, para dar nome às minhas dores, porque tudo o que a gente nomeia pode ser superado. Apresento isso para que outras mulheres se inspirem a nomear suas dores e possam se libertar. Eu desejo que recebam, com essa história, a visão da graça, a mesma graça que agora vejo em viver, porque quando uma mulher se liberta, muitas outras se libertam também. O espetáculo é sobre voltar a viver com alegria”, salienta Nina. 

Por meio do espetáculo, a atriz busca também ampliar a atuação profissional feminina na arte da palhaçaria. “É importante por ser mais um espaço de atuação para uma mulher palhaça e para outras mulheres artistas, já que durante séculos esta foi uma arte exclusivamente masculina. As mulheres se apropriaram do direito ao riso e do fazer rir há pouco tempo. Ainda temos muito que experimentar nesse campo para encontrar o nosso modo de fazer, de ser palhaça, livre de opressões e violações”, avalia Nina. 

A peça conta ainda com a participação do ator Eduardo Salzane. A direção é de Claudio Saltini, fundador da Cia. Circo de Bonecos, da cidade de São Paulo. Nina Rocha é atriz e palhaça desde 1996. Ao longo de sua carreira, já realizou projetos como produtora, gestora e arte-educadora. Participou de vários festivais teatrais brasileiros. Entre 2018 e 2021, circulou por Portugal e França com o espetáculo solo “Brincando em cima daquilo outra vez”, com direção do premiado Roberto Vignati. Em 2023, a convite do Consulado Português, fez uma temporada do espetáculo “A jornada da menina peixe rumo ao fundo do mar”, em Macau, território autônomo da China que anteriormente foi colonizado e administrado por Portugal.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário