Projeto “Escritores de Hortolândia” lança livro de contos no sarau “Parada Poética”

Lançamento será no Museu Municipal Estação Jacuba, às 19h, nesta segunda-feira (04/03)

Você é autor e tem um livro pronto? Saiba então que Hortolândia pode ajudá-lo a divulgar sua obra. A Prefeitura realiza mais um lançamento literário por meio do projeto “Escritores de Hortolândia”, nesta segunda-feira (04/03). Desta vez, o público terá a oportunidade de conhecer o livro “Amores Cósmicos”, da jovem Amanda Sales, de 18 anos. O lançamento será durante o sarau “Parada Poética”, às 19h, no Museu Municipal Estação Jacuba, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O sarau tem classificação indicativa para maiores de 16 anos.  

No sarau, a jovem fará uma breve apresentação do livro e lerá um trecho para o público. De acordo com autora, obra reúne sete pequenos contos sobre o tema amor platônico. “Escrevo desde os 14 anos. Os contos são inspirados em dois escritores que eu gosto muito, que são o argentino Jorge Luis Borges e Clarice Lispector. Para mim, o jeito que eles escrevem é prosa poética. Em suas obras, eles falam de questões paradoxais”, destaca a jovem escritora. 

Dentre os sete contos presentes na obra, a autora destaca “Bati com a cabeça numa rocha”, que é o mais antigo, escrito em 2021. Moradora do bairro Parque Orestes Ôngaro, Amanda Sales já tem um livro publicado, cujo título é “Um Dia de Poesia”, que ela lançou por conta própria, em 2023. 

Com o livro, Amanda espera estimular outros jovens a também trabalhar com a arte literária. “Os jovens não devem limitar sua criatividade. Nem se deixarem limitar pelos padrões da sociedade. Eles devem acreditar na sua forma de arte,  e expressá-la da maneira mais sincera possível”, destaca a jovem autora.

ESCRITORES DE HORTOLÂNDIA

O projeto “Escritores de Hortolândia” é uma iniciativa da Prefeitura para apoiar o trabalho de autores da cidade. O projeto é uma das ações que integra o PVAL (Plano de Valorização do Artista Local), lançado pela Secretaria de Cultura em dezembro de 2023. Por sua vez, o PVAL integra o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura.

De acordo com a chefe do setor de captação de recursos da Secretaria de Cultura, Eliane Silva, o projeto oferecerá aos autores da cidade, nesse primeiro momento, somente apoio na divulgação de livros já prontos, seja em formato físico ou digital (e-book). 

“A Prefeitura irá ajudar os escritores na realização do lançamento de suas obras, com a cessão de espaços públicos para promover eventos desse tipo. Inicialmente faremos somente isso em razão de este ano ser eleitoral, e por causa disso há restrições impostas pela legislação que temos que obedecer”, explica Eliane Silva. 

Escritores de Hortolândia que, porventura, queiram contar com o apoio da Prefeitura para lançar seus livros, podem solicitá-lo por meio do site Mapa da Cultura, da Secretaria de Cultura. No site, os escritores devem preencher um formulário on-line, disponível por meio deste LINK. A solicitação de apoio será avaliada pela Secretaria de Cultura. De acordo com a chefe do setor de captação de recursos, Eliane Silva, a meta da pasta é realziar, ao menos, um lançamento de livro por mês. 

O primeiro lançamento realizado pelo projeto foi o do livro “Poesias de Isabela”, em fevereiro deste ano. A obra compila poesias escritas pela menina Isabela Tibúrcio Fermino, de sete anos, que faleceu atingida por uma árvore no Parque Taquaral, em Campinas, no ano passado.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário